O que é Beacon?

Beacon é uma palavra da língua inglesa que significa “farol” em português. Como sabemos, um farol marítimo é uma torre elevada com lâmpadas e refletores potentes que alertam aos navegadores que há terras próximas. O farol marítimo tem uma única identificação, a luz, e essa identificação é interpretada pelo navegador como terra próxima.

Como um farol, beacon é um dispositivo “Bluetooth de Baixa Energia” que transmite repetidamente um único sinal que são interpretados por dispositivos, como celulares. Ao invés de emitir luz, transmite um sinal de rádio composto pela combinação de letras e números em intervalos de milisegundos. Um smartphone equipado com Bluetooth pode “ver”, a poucos metros, um beacon próximo.

O beacon é um pequeno dispositivo, com dimensões medidas em centímetros e é composto por cpu, rádio e bateria. Os beacons possuem diferentes formas e cores, incluem acelerômetros, sensores de temperatura e complementos únicos. Sua principal função é transmitir sinal com um número de identificação. Os beacons possuem chips de memória que armazenam apenas códigos, não é possível armazenar dados como vídeos, fotos e longos textos.

Como podemos interagir com beacons?

Por exemplo, quando um centro comercial instala beacons em corredores ou lojas, cada beacon possui um identificador que é registrado em um aplicativo dedicado. Com esse aplicativo instalado, o smartphone reconhece imediatamente o sinal identificador e mostra os dados programados, por exemplo: um cupom, uma informação, navegação, um vídeo ou botões de ação para vários tipos de aplicações. Portanto, um beacon apenas transmite uma identificação e o smartphone reconhece e interpreta atribuindo a informação exata programada para esse código.

Como tornar um beacon funcional?

Como dito anteriormente, um beacon apenas transmite um sinal codificado. Para programá-lo com conteúdo, é necessário uma plataforma de gerenciamento de conteúdo (o sistema da ProxMobi). Essa programação permite inserir links de ação, imagens, vídeos, textos e associar regras para disparar esses conteúdos para cada beacon individualmente. Sem uma plataforma que gerencie tudo isso, projetos de marketing de proximidade, por exemplo, seriam inviáveis, devido à constante mudança dos conteúdos individuais nos beacons. Imagine um supermercado necessitando trocar os “tabloides” digitais semanalmente? ou um museu trocando suas obras e guias de áudio mensalmente? O sistema é capaz de fazer esse árduo trabalho, o sistema é capaz de fazer, sem a necessidade de os conteudistas terem noção de codificação de software, pois tudo é armazenado e programável facilmente na nuvem.

Por que o Bluetooth está sendo tão importante agora?

Embora muitos usuários de smartphones não usem o Bluetooth diariamente, essa tecnologia é extremamente importante para a “Internet das Coisas”. O Bluetooth fornece toda a infraestrutura para o ecosistema dos beacons. É uma tecnologia sem fio parecida com a do Wifi, por isso o hardware do beacon é tão simples. A grande vantagem de participar da utilidade do Bluetooth e se conectar a um beacon é que essa nova tecnologia é uma versão mais eficiente de energia chamada BLE (Bluetooth Low Energy ou Bluetooth de baixa energia ou Bluetooth 4.0), ou seja, além da bateria dos beacons durarem anos, o celular não consome bateria se conectando à eles.

Objetos e locais podem se conectar com as pessoas através dos beacons e smartphones utilizando essa nova tecnologia de Bluetooth.

Por que armazena conteúdos na nuvem e não no beacon?

O beacon é um mero transmissor de sinal codificado e facilita a gestão de dados pelos seguintes motivos:

  1. Dados na nuvem tornam o telefone “mais leve” e os usuários adeptos à essa nova tecnologia não gostam de baixar aplicativos volumosos ou “pesados”. Aplicativos ou browsers dessa nova tecnologia são muito leves, geralmente até 10MB, muitas vezes mais leves do que uma foto.
  2. A outra razão, já dita anteriormente, é que em campanhas de vendas ou de marketing, é necessário trocar os conteúdos de maneira rápida e dinamicamente. Assim, após trocar e atribuir o conteúdo a um beacon, a utilização é imediata.

A ProxMobi possui beacons que funcionam com app ou sem app, impactando fluxos de pessoas em grandes centros comerciais. Para saber mais, fale conosco em info@proxmobi.com ou preencha sua necessidade aqui.