marketing-de-proximidade

O que é Marketing de Proximidade?

O setor de varejo representou, em média, 40% de todo o mercado de sensores inteligentes (beacons) do planeta! Estes dados foram apresentados no Relatório do Proxbook Marketing de Proximidade 2016 (Proxbook Proximity Marketing Report 2016).

O mercado total de beacons atingiu quase doze milhões, sendo que quatro milhões de beacons estão instalados no setor de varejista. Essa demanda por serviços de proximidade, expressa no gráfico abaixo, está localizada nas lojas varejistas, shoppings, hotéis, lojas de departamentos, turismo, aeroportos, restaurantes, eventos, festivais, museus, hospitais e muitos outros.

Beacons   –  Como funcionam

As implantações de soluções de marketing de proximidade não param de crescer. Atualmente, a média de instalação já é de um beacon a cada 90m² nas lojas de varejo. Esses sensores geram 74% mais tráfego no interior da loja devido à contextualidade física (o consumidor está no lugar e hora certos para compra).

A medida do resultado de um beacon instalado em uma loja é muito mais eficiente do que qualquer outro marketing para celulares.

A mensagem enviada para o celular do possível cliente é um convite para entrar na loja que acompanha informações breves sobre um produto em promoção. É feito um registro automático ao aceitar o cupom (ou vaucher) que lhe dá uma vantagem como um desconto, degustação ou outra vantagem qualquer. Ao comprar o produto, fecham-se as informações sobre a venda.

Como medir os resultados – CTR

A medida CTR é o acrônimo de Click Through Rate ou a taxa que mede o resultado de um anúncio. Representa a relação entre usuários que clicam em um link específico dividido pelo número total de exibições aos usuários.

Vamos esclarecer um exemplo. Você está à procura de tênis e seu celular tem Web física. Alguns anúncios (links) pela redondeza aparecem e você clica em um deles. Suponha que mais cem visitantes tenham visto esse link e só você clicou para abrir a página. Calculando o CTR:

CTR = seu clique (=1) dividido pelo número de exibições do link x 100

CTR = 1 dividido por 100 x 100 = 1%

O mesmo raciocínio pode ser aplicado aos clientes que visitam seu estabelecimento.

A porcentagem indicada pelo CTR em média é pequena, sendo o valor de 0,4% considerado muito bom. Entretanto, o CTR do marketing de proximidade é, em média, muitas vezes maior do que qualquer outro modo usando o celular.

Devido essa aderência do usuário final, o número de beacons tende a crescer rapidamente. No primeiro trimestre de 2016 foram registrados  6,2 milhões de  beacons e, ao final do terceiro trimestre, 11,7 milhões. Consideraram-se apenas as vendas dos principais fabricantes, membros do Proxbook 2016.

Um caso de sucesso: Elle Magazine

A revista Elle Magazine promoveu nos EUA e Canadá o lançamento do Shop Now (Compre agora). Os beacons fizeram a diferença nos resultados.  Veja por quê.

As estatísticas surpreenderam:

  • 21.000 visitas induzidas por beacons;
  • 6% de Cliques medidos pelo CTR, contra 0,4% de média de outros anúncios por celular;
  • US$ 439.950 de venda estimadas pelos patrocinadores

 O caso de sucesso da Heineken

O projeto dos fabricantes das cervejas Heineken conseguiu atingir um milhão de visualizações/exibições. A estratégia foi utilizar o lançamento do filme Spectre, da série James Bond. Os usuários receberam notificações de propaganda do filme e da cerveja em seus celulares. E por perto, prateleiras da cerveja disponibilizavam o produto.

O retorno de investimento (USD$ 320.000 em vendas) foi setes vezes maior do que o investimento inicial. Duzentas mil pessoas foram envolvidas nos pontos de venda.

A ProxMobi

Cinco pessoas podem entrar em seu site e podem não ter efetuado nenhuma compra. Mas, acessaram seu site! O mesmo acontece com a sua loja, seu negócio.  Podem entrar pessoas apenas pesquisando preços e saírem sem comprarem nada de imediato. Mas, o objetivo é vender. Para vender, muitas vezes é necessário que algum vendedor fale ao máximo das vantagens dos produtos enquanto algum cliente está por perto, e, é exatamente isso que o beacon faz, o beacon “sente” a presença de alguém “por perto” e dispara as vantagens silenciosamente.

Para atrair as pessoas para uma venda específica, você pode oferecer-lhes uma vantagem real. Antes de entrarem na loja, os clientes  são induzidos a comprar porque foram informados pelo celular sobre o produto e vantagens que estão sendo oferecidas. E outras promoções – agora  dentro da  loja – serão também oferecidas pelo celular.

É assim que o marketing de proximidade trabalha – com antecipação das vendas.

O projeto do marketing de proximidade sob medida, desenvolvido  pela ProxMobi, aumentará a frequência de acesso ao seu estabelecimento.

Com recursos criativos, o marketing de proximidade atrai o cliente para o local físico e no local físico para o produto correto.

Quer receber algum material de apresentação?

Materiais educativos sobre APPs e Beacons

* indicates required
Soluções de interesse